AUTORA

CEARÁ, NORDESTE, Brazil
PESQUISADORA E EDUCADORA EM TIC´s

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Inclusão

Atividade Avaliativa do Módulo 5


      Essa atividade consta de pesquisar (na internet, no seu câmpus ou entre os seus contatos) uma prática pedagógica inclusiva.

 A minha pesquisa foi sobre Juliana ela tem 30 anos e nasceu com PC (paralisia cerebral). Quando Juliana chegou à Adere,  ela não conseguia realizar muita coisa. A coordenação motora foi bastante prejudicada pela paralisia, assim como a fala. Mas os profissionais perceberam o seu desejo de se superar. A abordagem começa pela arte. Por isso, Juliana aprendeu tecelagem. No entanto, a malha de tecer precisou ser adaptada para que ela conseguisse traçar os fios, uma de suas vitórias. Depois trabalhou com papel, colagem e outras atividades que, no seu conjunto, contribuíram para que Juliana tivesse contato com competências que ainda não conhecia. 


hashtag #PraCegoVer



Referência

      Adere: Para Juliana não existem limites, mas muita vontade de vencer. Disponível em: http://adere.org.br/conheca-a-historia-da-juliana/
>. Acesso em 09 de Jan. de 2017.




Recursos Tecnológicos

      Recursos Tecnológicos encontrada no portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dv.pdf que propõe que os meios informáticos facilitam as atividades de educadores e educandos porque possibilitam a comunicação, a pesquisa e o acesso ao conhecimento.

      Nessa página mostra exemplos de programas leitores de tela com síntese de voz, concebidos para usuários cegos, que possibilitam a navegação na internet, o uso do correio eletrônico, o processamento de textos, de planilhas e uma infinidade de aplicativos operados por meio de comandos de teclado que dispensam o uso do mouse.

Entre os programas mais conhecidos e difundidos no Brasil, destacamos:

DOSVOX: sistema operacional desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui um conjunto de ferramentas e aplicativos próprios além de agenda, chat e jogos interativos. Pode ser obtido gratuitamente por meio de “download” a partir do site do projeto DOSVOX: http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox

VIRTUAL VISION: é um software brasileiro desenvolvido pela Micropower, em São Paulo, concebido para operar com os utilitários e as ferramentas do ambiente Windows. É distribuído gratuitamente pela Fundação Bradesco e Banco Real para usuários cegos. No mais, é comercializado. Mais informações no site da empresa: http://www.micropower.com.br

JAWS: software desenvolvido nos Estados Unidos e mundialmente conhecido como o leitor de
tela mais completo e avançado. Possui uma ampla gama de recursos e ferramentas com tradução para
diversos idiomas, inclusive para o português. No Brasil, não há alternativa de subvenção ou distribuição gratuita do Jaws, que é o mais caro entre os leitores de tela existentes no momento. Outras informações sobre esse software estão disponíveis em:http://www.lerparaver.com
http://www.laramara.org.br


Referência

      Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado. Recursos Didáticos: Recursos Tecnológicos. Disponível em: . Acesso em 09 de Jan. de 2017.






"Acessibilidade e Inclusão"


       A minha reflexão é sobre o cotidiano e treinar do nosso olhar para o mundo que nos cerca e nos colocar no lugar das pessoas e em especial com (cegueira ou baixa visão), nesse contexto geralmente os locais de marcações em Braille não está acessível a esse público como também os ambientes de acesso aos locais, dessa forma, fazem urgente uma política para a real acessibilidade e não apenas Leis que proponha, mais além de tudo isso é preciso uma conscientização humana para sua inclusão.  E assim, na perspectiva de contribuir uns com os outros na construção de uma sociedade inclusiva.


Concepções

       Quanto as concepções da imagem abaixo refleti que desde o início da humanidade há pessoas com deficiência, porém, nem todas tiveram um final incluso. O tempo passou e as concepções foram mudando, não apenas em relação às pessoas com deficiência, mas também em relação aos índios, aos negros, aos ciganos, às mulheres, idosos e outros segmentos considerados "minoritários". Dessa formar as mãos dadas indica que somos seres todos seres humanos independente do contexto, regional, social e cultural.



Descrição da Imagem 01

Crianças com deficiência e de outras culturas dando as mãos e fechando no formato de círculo. O formato do círculo de cor azul e dentro desse circulo escrito de cor preta a seguinte frase:" Somos todos iguais na diferença".




Referência


Educação: Lei Brasileira da Inclusão. Disponível em: Acesso em 21 de Nov de 2016.

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